HEL recebe acadêmicos de medicina da UniRV para atividade sobre autocuidado e saúde da mulher
Redação Online
Publicado em 9 de março de 2026 às 10:04 | Atualizado há 8 meses
Como parte das ações da Semana da Mulher, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) recebeu acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Rio Verde – Campus Luziânia para uma visita técnica acompanhada de palestra educativa voltada à promoção da saúde feminina.
A atividade foi realizada por meio da equipe de Gestão de Pessoas e da coordenação do curso de Medicina da universidade, reunindo estudantes do 4º período em um momento de integração entre ensino e prática no ambiente hospitalar. Durante o encontro, os acadêmicos participaram da palestra “Conhecer o corpo é cuidar da saúde”, que abordou a importância do autocuidado, da prevenção e da atenção à saúde da mulher.
De acordo com o professor Jefferson Júnio, responsável pela turma, a iniciativa contribui para aproximar os estudantes da realidade dos serviços de saúde e fortalecer a formação humanizada.
“A visita aproxima os estudantes da realidade dos serviços de saúde, permitindo conhecer a estrutura e o funcionamento do ambiente hospitalar. Além disso, a palestra sobre autocuidado com a saúde da mulher contribui para a promoção da saúde e para o desenvolvimento da responsabilidade social e das habilidades de comunicação dos acadêmicos”, destacou.
Durante a programação, também foram discutidos aspectos relacionados à saúde emocional e à importância de reconhecer limites e necessidades no dia a dia. Para a psicóloga organizacional Tamires Martins, o autocuidado envolve atenção constante ao próprio bem-estar.
“Cuidar da saúde começa pelo reconhecimento dos próprios limites e necessidades. Quando falamos de autocuidado com as mulheres, falamos de consciência corporal, organização das rotinas e permissão para pedir ajuda. É um treino diário de atenção que protege, previne e humaniza o cuidado”, afirmou