HEMNSL realiza capacitação sobre Infecção do Sítio Cirúrgico
Redação Diário da Manhã
Publicado em 23 de julho de 2025 às 10:05 | Atualizado há 10 horas
Com foco na segurança da paciente e na qualificação da assistência, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promoveu uma capacitação voltada às equipes dos turnos diurno e noturno sobre o tema “Retorno de Paciente com Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC)”.
A iniciativa reuniu profissionais de diferentes áreas em um momento de aprendizado, troca de experiências e alinhamento de condutas.O treinamento teve como principal objetivo revisar os fluxos de atendimento e identificar oportunidades de melhoria nos processos de prevenção e manejo da ISC. Casos clínicos recentes foram discutidos, com destaque para a importância da vigilância pós-alta na detecção precoce de complicações e na promoção de um cuidado mais seguro.
“O treinamento foi essencial para que todos os profissionais compreendam a importância da vigilância após a alta hospitalar. Discutimos casos práticos e reforçamos condutas seguras que devem ser aplicadas de forma padronizada”, destacou a enfermeira Débora Nunes, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), responsável por conduzir a capacitação.
A atividade contou com ampla participação da equipe multiprofissional e teve um ambiente colaborativo, de troca de experiências e valorização. Os participantes também receberam lembrancinhas simbólicas, como forma de reconhecimento pelo engajamento.
Segundo a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Kássia Karolyne Oliveira, ações como essa são estratégicas para manter a excelência dos serviços oferecidos pela unidade. “Nosso foco é aprimorar continuamente os cuidados prestados. O engajamento das equipes mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo uma cultura de segurança e responsabilidade coletiva”, afirmou.