Saúde

Hemu celebra Agosto Dourado com ações de incentivo à amamentação

DM Redação

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 08:25 | Atualizado há 3 horas

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) é referência em Goiás na promoção da saúde da mulher e da criança. Por meio do seu Banco de Leite Humano (BLH), a unidade incentiva e apoia a amamentação, destacando o quanto o leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês.

“O leite materno é o primeiro alimento da vida e oferece tudo o que a criança precisa para crescer forte e saudável. Ele fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir inúmeras doenças”, enfatiza a coordenadora do BLH, Renata Machado Leles.

Como parte da programação, nesta quarta-feira (13/08), profissionais do BLH e do ambulatório de pré-natal promoveram um evento educativo no auditório do Hemu, voltado a gestantes, puérperas e mães de bebês internados na unidade. A atividade contou com palestra sobre amamentação ministrada por residentes de enfermagem obstétrica, entrega de enxovais e banheiras para os bebês, além de um lanche com gelatina de abacaxi na cor amarela, simbolizando a campanha.

Este ano, o tema escolhido foi Priorizemos a Amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis, que reforça a importância de oferecer suporte constante às mães.
“Amamentar é um ato de amor, mas também exige informação e apoio. Nosso papel é garantir que as mães se sintam seguras, acolhidas e preparadas para esse momento tão importante”, ressalta Renata.

Doação de leite humano

O Banco de Leite Humano do Hemu também se destaca pelo trabalho de coleta e processamento de leite humano doado por mães com excedente de produção. Essas doadoras armazenam o leite em casa e recebem a visita de profissionais do BLH, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que coletam o material e orientam as mães.

Após a coleta, o leite passa por análises e pasteurização, garantindo segurança sanitária. O produto pode ser armazenado congelado por até seis meses, ajudando a alimentar bebês prematuros ou com necessidades especiais.

“Cada frasco doado é um gesto que salva vidas. Por isso, incentivamos que as mães que têm leite excedente procurem nosso Banco de Leite e façam parte dessa corrente de solidariedade”, reforçou a coordenadora.

O pioneirismo do BLH do Hemu em atividades de incentivo à amamentação e à doação de leite contribuiu para a certificação “Hospital Amigo da Criança”, concedida pela OMS e pelo Unicef.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia