Hemu conscientiza colaboradores sobre enfrentamento à violência contra a mulher
DM Redação
Publicado em 1 de setembro de 2025 às 08:19 | Atualizado há 3 horas
Em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) promoveu uma palestra voltada aos colaboradores da unidade. A ação foi conduzida pela equipe do Ambulatório de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (AAVVS).
O encontro teve como objetivo sensibilizar e orientar os profissionais sobre os principais marcadores de incidência de violências e a relevância do acolhimento humanizado, da atuação multiprofissional e da integração com a rede de proteção no cuidado às pessoas em situação de violência.O AAVVS é referência no atendimento especializado a vítimas de violência sexual, acolhendo mulheres acima de 14 anos e homens a partir dos 18 anos.
O serviço conta com psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e ginecologista, além de manter comunicação direta com órgãos de proteção como conselhos tutelares, Centros de Atenção Psicossocial, CRAS e CREAS.Para a enfermeira do ambulatório, Ana Paola Batista Damando, a iniciativa foi essencial para sensibilizar e ampliar a compreensão dos colaboradores.
“É uma oportunidade de reforçar a luta contra a violência à mulher e, ao mesmo tempo, compartilhar o trabalho desenvolvido pelo ambulatório de apoio”, afirmou.A coordenadora do AAVVS, Thais Maris Sales, destacou que a atividade também potencializa o papel dos profissionais como multiplicadores de informação. “Momentos como esses dão oportunidade de reconhecer e nomear as diferentes formas de violência.
Cada colaborador também se torna um agente de transformação, ajudando a garantir que mais vítimas tenham acesso a serviços especializados e ao acolhimento adequado”, ressaltou.Além do atendimento ambulatorial, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, o Hemu mantém pronto atendimento 24 horas em todos os dias da semana, garantindo suporte imediato às vítimas de violência sexual. O Agosto Lilás reforça a importância de romper o ciclo de violência e estimular a denúncia. Em casos de agressão, qualquer pessoa pode acionar gratuitamente o número 180, canal nacional de denúncia e orientação.