Saúde

HEMU promove ação de prevenção ao suicídio e cuidado emocional

DM Redação

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 12:45 | Atualizado há 13 horas

O Hospital Estadual da Mulher (HEMU) realizou uma ação em alusão à campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização e prevenção ao suicídio. A palestra “Diálogos Possíveis” trouxe reflexões profundas sobre saúde mental, com foco especial na realidade materna e no cuidado com os profissionais da saúde.Segundo a psicóloga Thais Maris Sales, falar sobre suicídio ainda é um tabu que precisa ser superado.

O silêncio, muitas vezes, pode ser perigoso, e abrir espaço para o diálogo é um dos passos mais importantes na construção de uma rede de apoio real e eficaz. “É fundamental criar ambientes onde as pessoas se sintam acolhidas e seguras para expressar o que estão sentindo, sem medo de julgamentos”, afirmou. Ela também destacou a importância de cuidar de quem cuida.

“Profissionais da saúde estão constantemente voltados para o bem-estar dos outros, mas muitas vezes negligenciam os próprios sentimentos e limites. O adoecimento mental nesse grupo ainda é cercado por estigmas e precisa ser enfrentado com escuta, empatia e ações institucionais concretas”, disse.

A palestra abordou ainda os sinais de alerta relacionados ao sofrimento psíquico, como isolamento repentino, mudanças bruscas de humor, falas sobre desistência da vida ou sentimentos de desesperança. De acordo com Thais Maris Sales, é essencial adotar uma postura de acolhimento, incentivar a busca por ajuda profissional e cultivar uma escuta ativa e genuína no cotidiano.

“Mais do que uma palestra, a ação foi um convite à reflexão coletiva. Precisamos nos perguntar como temos acolhido nossos colegas no ambiente de trabalho, se estamos atentos aos sinais de quem está ao nosso lado e se realmente escutamos uns aos outros com empatia”, finalizou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia