DM Saúde

HEMU promove palestra sobre acolhimento e combate à violência sexual infantil

Redação Online

Publicado em 25 de maio de 2026 às 08:47 | Atualizado há 2 semanas

Em alusão ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a equipe do Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (AAVVS) do Hospital Estadual da Mulher realizou uma palestra educativa no Pronto-Socorro da Mulher para conscientizar profissionais da saúde sobre a importância da identificação precoce, do acolhimento e da atuação da rede de proteção às vítimas de violência sexual.

Foram abordados temas como identificação de sinais de violência, acolhimento às vítimas, fluxos de atendimento, notificação compulsória e a importância do trabalho integrado entre os serviços de saúde e a rede de proteção.

A palestra também destacou o papel das unidades de saúde no atendimento às vítimas, muitas vezes responsáveis pelo primeiro acolhimento e encaminhamento dos casos. Segundo a coordenadora do Serviço de Psicologia, Thais Maris, a preparação das equipes faz diferença no cuidado às vítimas.

“A informação e a sensibilização dos profissionais são ferramentas fundamentais no enfrentamento à violência. Muitas vezes, é no atendimento em saúde que surgem os primeiros sinais, e estar preparado para identificar, acolher e conduzir esses casos pode transformar realidades e salvar vidas”, destacou.

O Maio Laranja é uma campanha nacional voltada à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, buscando ampliar o debate sobre o tema e incentivar a denúncia e a proteção das vítimas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia