
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos está com uma Unidade de Oncologia atendendo pacientes de Itumbiara e Região desde novembro do ano passado. O Centro de Oncologia realiza atendimentos ambulatoriais e de tratamento de alta complexidade oncológica de pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado.
O principal diferencial do serviço é que o início do tratamento pode acontecer em até 48 horas, depois de realizada a primeira avaliação pela equipe clínica. Segundo a médica Paolla Alves, especialista em oncologia, se o paciente já tiver um diagnóstico positivo com biópsia é possível iniciar o tratamento com máxima celeridade.

“Fazemos a primeira abordagem com os pacientes encaminhados e se já estiver diagnosticado com a biópsia já entramos com o tratamento em até 48 horas visando maior eficácia. Se o paciente não tiver o diagnóstico positivo, fundamentado em uma biópsia, nós o encaminhamos para a realização desse exame e no máximo com 15 dias iniciarmos o tratamento”, explica.
Ela frisa que a etapa mais delicada é o acolhimento do paciente e a abordagem sobre como se desenvolverá o tratamento. “É preciso que a sociedade compreenda com transparência a doença e o tratamento”.
Desde o início os pacientes e até o núcleo familiar recebem acompanhamento psicológico e de assistentes sociais sobre o tratamento proposto.
Até o momento foram realizadas 89 consultas na especialidade de Oncologia Clínica e 09 sessões de quimioterapia, sendo 03 pacientes em tratamento de câncer de intestino e 02 com tratamento câncer de mama e um realizando hormonioterapia.
Os pacientes são encaminhados via Central de Regulação do Estado e são atendidos todos os tipos de câncer para pacientes adultos, exceto Hematologia. Os pacientes atendidos podem estar diagnosticados ou com forte suspeita, e o diagnóstico é feito no Hospital Estadual de Itumbiara.
As sessões de quimioterapia duram em média 3 horas cada e o tempo de tratamento é individualizado, de acordo com o protocolo indicado para cada paciente.
A unidade tem 15 poltronas para atendimento e os pacientes em tratamento além do acompanhamento médico conta com o acompanhamento da equipe multiprofissional (enfermeiro, farmacêutico, assistente social e psicólogo).