Home / Saúde

SAÚDE

Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde

Treinamento foi direcionado à equipe de enfermagem da unidade de saúde

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Estadual de Luziânia (HEL) promoveu um treinamento para a equipe de enfermagem sobre precauções, isolamentos e medidas de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

As infecções hospitalares ainda são muito comuns e trazem muitas consequências negativas para os pacientes e seus familiares. A enfermeira da CCIH, Amanda Xavier, explica que a infecção relacionada à assistência em saúde diz respeito às contaminações que ocorrem nos hospitais e que estejam relacionadas aos procedimentos feitos no hospital.

“As IRAS são definidas como qualquer infecção adquirida pelo paciente enquanto ele estiver internado, sendo que os sintomas podem se manifestar ainda durante a internação ou após a alta. Sabe-se que pacientes dentro de um ambiente hospitalar adquirem infecções com bastante frequência, já que é um local com muitos doentes e infectados”, comentou.

Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde
Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde Hospital de Luziânia instrui sobre Infecções relacionadas à assistência à saúde

As causas mais comuns são desequilíbrio da flora bacteriana, queda no sistema de defesa e realização de procedimentos invasivos “Para colaborar com a redução de microrganismo devemos adotar as medidas de Isolamento/precaução padrão, isolamento/precaução de contato, isolamento/precaução respiratório por gotícula e isolamento/precaução respiratório por aerossol. Assim, os hospitais reduzem o risco de infecção e conseguem garantir a segurança dos pacientes e dos colaboradores”, disse Amanda Xavier.

A enfermeira evidencia que a utilização de equipamentos de proteção individual é uma das boas práticas para o controle das infecções hospitalares. “Inclusive, além do uso, é importante realizar o seu descarte de maneira correta”, frisou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias