Hospital Estadual de Águas Lindas reforça a importância da higiene das mãos
DM Redação
Publicado em 6 de maio de 2025 às 09:50 | Atualizado há 5 horas
O Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal) realizou uma ação em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, dentro da campanha de conscientização da Organização Mundial da Saúde (OMS), que neste ano adotou o tema: “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre.”
A iniciativa teve como principal objetivo reforçar a importância da higienização das mãos como uma medida simples, mas essencial, para a prevenção de infecções, especialmente em ambientes hospitalares.Foram realizadas ações educativas com a participação ativa de profissionais da unidade, incluindo a distribuição de materiais informativos e orientações práticas sobre os momentos corretos para a higienização das mãos.
A iniciativa foi direcionada tanto para os colaboradores da unidade quanto para pacientes e acompanhantes, destacando a relevância desse hábito no cuidado com a saúde e a segurança de todos.O coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Heal, Alisson Bruno, destacou a importância do tema para o ambiente hospitalar.
“A higiene das mãos é uma das práticas mais simples e eficazes para evitar a disseminação de micro-organismos e garantir a segurança de todos. O tema é muito claro: a luva não substitui a higiene das mãos. Campanhas como essa são fundamentais para reforçar a conscientização e estimular a adesão entre os profissionais de saúde”, afirmou.
O diretor assistencial do Heal, Nilmar Lopes, enfatizou o compromisso da unidade em realizar ações contínuas de educação e prevenção, visando sempre a segurança e o bem-estar dos pacientes e da equipe assistencial.
“O Heal segue promovendo a conscientização de suas equipes para que a prática da higiene das mãos seja parte essencial da rotina no ambiente hospitalar”, destacou.