Home / Saúde

SAÚDE

HSLMB conscientiza sobre Agosto Dourado

Campanha reforça os benefícios do aleitamento materno

Imagem ilustrativa da imagem HSLMB conscientiza sobre Agosto Dourado

Em alusão ao Agosto Dourado, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) enfatizou com as puérperas da unidade sobre os benefícios do leite materno. A orientação foi idealizada pela coordenação multiprofissional em parceria com a fonoaudióloga Cinthia Mattos, que é consultora em amamentação no pré e pós-parto.

O agosto Dourado é o mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema escolhido para a campanha deste ano é ‘Apoie a amamentação. Faça diferença para mães e pais que trabalham’, e traz à tona a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais.

“Consagrado como o melhor e mais completo alimento, o leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês – fortalece o sistema imunológico, diminui os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos” disse Cinthia Mattos.

De acordo com a fonoaudióloga, a amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.

O Ministério da Saúde recomenda manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida.

“O mês de agosto é conhecido como agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno”, concluiu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias