Home / Saúde

SAÚDE

HSLMB discute sobre segurança do paciente

Treinamento abordou o tema com equipe de enfermagem da unidade de saúde

Imagem ilustrativa da imagem HSLMB discute sobre segurança do paciente

Com o intuito de aprimorar a qualidade e segurança na assistência à saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB) realizou um treinamento para a equipe de enfermagem da unidade de saúde.

De acordo com o enfermeiro do NSP Marcelo Lima, atualmente, é necessário que as equipes de saúde ampliem seu olhar sobre as práticas realizadas no ambiente de trabalho. “Mais do que garantir uma assistência eficaz, é preciso que se garanta um cuidado seguro ao paciente”, explicou.

A segurança do paciente é um tema que emerge de forma ainda nova no campo da assistência à saúde, mas que avança com a discussão da temática em agendas políticas. “Nessa perspectiva, embasar as atividades em evidências científicas propicia aos profissionais, dentre estes, o enfermeiro, a implementação de práticas seguras, como componente da qualificação da assistência”, afirmou o enfermeiro.

Marcelo destaca que a segurança do paciente é um direito, e um compromisso do profissional que presta a assistência de forma ética e individualizada. “Portanto, estabelecer uma cultura de segurança, em que todos os envolvidos, em cada fase do cuidado, se responsabilizem e compartilhem conhecimentos, em vista da redução de erros e eventos adversos e promoção do cuidado, faz-se necessário a implementação das escalas de riscos”, revelou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias