Home / Saúde

SAÚDE

Hugo alerta sobre doenças renais

Ação educativa focou na saúde renal dos profissionais da unidade de saúde


		Hugo alerta sobre doenças renais
Fernando Keller

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, as médicas nefrologistas do ambulatório do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Dra. Mariana Barreto, Dra. Iara Lopes e Dra. Larissa Louise em parceria com os residentes de clínica médica promoveram nesta terça-feira, 7, uma ação educativa sobre doenças renais com os colaboradores da unidade.

A médica Mariana Barreto explica que diversas doenças podem causar lesão no rim, entre elas, pressão alta, diabetes, insuficiência cárdica e uso crônico de anti-inflamatório. “A doença do ruim é silenciosa, quando é descoberta o rim já está prejudicado e o paciente com necessidade de hemodiálise. Quando investigamos antes os fatores de risco, identificamos a doença precocemente e conseguimos intervir”, disse.

A ação foi focada na saúde renal dos profissionais do Hugo. Além de conscientizar sobre as doenças, os residentes fizeram um questionário e aferiram a pressão dos colaboradores da unidade. “Muitos têm comorbidades e não se atentam que essas doenças podem lesar o rim”, destacou Mariana.

De acordo com nefrologista, foi solicitado exame de creatinina para os profissionais com alteração na pressão ou com alguma doença preexistente. ‘Solicitamos a dosagem de creatinina, e encaminhamos o paciente para o ambulatório de nefrologia para a checagem do exame. Os que apresentarem alteração vão fazer acompanhamento médico no Hugo”, explicou.

A médica Iara Lopes destacou que o diagnóstico precoce evita a progressão da doença renal crônica para que ela não seja terminal com a necessidade de diálise. “Conseguimos intervir com medicações para preservar a função renal por mais tempo possível”, concluiu.

O Dia Mundial do Rim é lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, com uma importante mensagem de conscientização e prevenção às doenças renais, principalmente à Doença Renal Crônica (DRC). A campanha deste ano, coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), tem como tema 'cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados'.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias