Home / Saúde

SAÚDE

Hugo alerta sobre hepatites virais

Campanha Julho Amarelo  reforça as ações de vigilância, prevenção e controle da doença

Imagem ilustrativa da imagem Hugo alerta sobre hepatites virais

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou nesta sexta-feira, 28, uma atividade de conscientização sobre as hepatites virais. A atividade foi conduzida pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) em parceria com as equipes de psicologia e serviço social.

A enfermeira do NHE do Hugo, Luzia Oliveira, explicou que as hepatites virais são um grave problema de saúde pública mundial.”É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes não apresentam sintomas. Mas quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, disse.

Luzia revelou o que é prevenir a hepatite B e C. “Vacinar-se contra hepatite B; usar preservativos nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escova de dente e material de manicure e pedicure”, afirmou.

De acordo com a enfermeira, o exame para detectar a doença é realizado nas Unidades Básicas de Saúde. “Faça o teste. É rápido. Hepatite B tem tratamento e hepatite C tem cura”, frisou Luzia Oliveira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias