
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro da Cruz (Hugo) comemorou nesta terça-feira, 01 de março, um ano do Projeto Angels, que oferece atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. A unidade conta com a presença de um médico neurologista 24 horas por dia.
Emocionado, o coordenador do serviço de neurologia do Hugo, Dr. Marco Túlio Pedatela, afirmou que em um ano de serviço do Protocolo Angels foram realizados 106 atendimentos de pacientes com AVC. O médico explicou que para receber o tratamento, o paciente precisa ter uma janela de tempo de 4,5 horas após o início dos sintomas. “Os pacientes que chegaram no Hugo com esse tempo foram tratados com o melhor medicamento disponível hoje no mundo”, afirmou.
De acordo com o neurologista, a cada minuto com AVC, ocorre a perda de quase dois milhões de neurônios. Quanto mais rápido o tratamento, menor a perda de neurônios e menor o risco de sequelas. No Hugo, a média do atendimento efetivo de paciente com AVC é de seis minutos.
O paciente chega à unidade e, em menos de 10 minutos, conseguimos que ele seja atendido, visto pelo neurologista, realize exames de laboratório e tomografia e faça a trombólise, processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea”, revelou Dr. Marco Túlio.
O médico ressalta que o serviço do Protocolo Angels mudou a realidade de atendimento do paciente com AVC em Goiás. “Nós começamos a dar prioridade a esse paciente, quando ele chega no Hugo é atendido com maior rapidez e presteza possível. A gente vê pacientes recebendo tratamento com o remédio, pacientes que ficaram com sequelas, saindo do hospital caminhando e falando. Isso mostra como o tratamento é impactante para a população e precisa ser expandido”, finalizou.