Home / Saúde

SAÚDE

HUGO é referência em atendimento de AVC

Audiência pública na Assembleia Legislativa debateu sucesso de hospital estadual no socorro a vítimas e redução de sequelas

Divulgação Divulgação

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz foi tema de menção elogiosa nessa quarta-feira na Assembleia Legislativa. Uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde do Legislativo goiano recebeu médicos, profissionais de diversas áreas e representantes da Secretaria de Estado da Saúde para debater o tema.

A abertura foi feita pelo deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, que aludiu ao tema de grande importância para o sistema público de saúde. “Temos profissionais médicos de renome e grande experiência e isso precisa ser replicado com outras unidades e serve de referência para outros estados”, frisou Sebba.

Os médicos neurocirurgiões Marco Túlio Pedatella e Marcos Spadoni compuseram a mesa para explanar sobre o Projeto Angels de socorro a vítimas de AVC hisquêmico que o HUGO é referência internacional. Esse protocolo de vítimas reduz em mais de 86% as sequelas de pacientes e quase 90% o índice de óbitos de vítimas de AVC.

O HUGO recentemente teve esse serviço do Projeto Angels reconhecido por instituição internacional de certificação e é citado em congressos como modelo. A média nacional de tempo entre a admissão de um paciente com suspeita de AVC e o primeiro socorro com um medicamento trombolítico é 25 minutos, ao passo que o HUGO reduziu esse prazo para pouco mais de 6 minutos, o que é um recorde mundial.

O diretor-geral do HUGO, Luís Henrique Gabriel ressaltou a ação efetiva de gestão desenvolvida por uma Organização Social à frente de uma unidade de saúde como o HUGO e sua versatilidade para aliar segurança de pacientes, responsabilidade fiscal e rapidez nas decisões. “Tudo isso somado garante uma prestação de saúde rápida e efetiva para a população”, frisou.

Um dos pontos altos da gestão do Instituto CEM, Organização Social gestora do HUGO foi citada na audiência pública como sendo o trabalho de fortalecimento psicossocial das equipes com um coach. O gestor de pessoas Paulo Henrique Fernandes desempenha essa função nas unidades e explica como é possível potencializar os valores humanos. “Cada um tem potencial produtivo e que fortalece suas equipes. É função do líder abstrair o melhor de cada um e aumentar a produtividade de todos”, finalizou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias