Home / Saúde

SAÚDE

Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social

Com palestra e apresentação de artigos, evento possibilita o conhecimento e experiência vividas no campo da prática do serviço social na unidade de saúde

Divulgação Divulgação

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou nesta sexta-feira, 10, a 1ª Jornada de Serviço Social. O evento foi em comemoração ao Dia do Assistente Social, lembrado em 15 de maio, e aos 10 anos da Residência Multiprofissional de Serviço Social da unidade de saúde.

A 1ª Jornada de Serviço Social discutiu sobre capacitismo. O tema ‘Serviço social na luta anticapacitista: por um Brasil de pessoas humanamente diferentes e totalmente livres’, que foi abordado pela assistente social Patrícia Souza Oliveira Ramos, também fará parte da discussão do 50º Encontro Nacional Conjunto do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e do Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (CRESS 8ª Região).

Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social
Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social Hugo realiza 1ª Jornada de Serviço Social

Além disso, o evento destacou sobre a residência de serviço social do Hugo, a memória construída durante esses 10 anos e apresentou artigos de ex-residentes da unidade de saúde. “Hoje, iniciamos um desejo que esperamos ser mantido anualmente como meio de apresentar à sociedade e aos possíveis novos residentes a qualidade da formação no Hugo”, afirmou a doutora em serviço social e tutora da residência do Hugo, Gisele Justiniano Martins.

Segundo Gisele, o tema da aula magna sobre luta anticapacitista está associado diretamente à realidade dos pacientes atendidos no Hugo. “Estamos em uma unidade hospitalar de urgência e emergência, e atendemos pessoas que podem estar, temporariamente, sem condições de realizar suas atividades cotidianas, e que se veem como incapacitadas, mesmo que seja por um curto tempo. A jornada possibilita o conhecimento e experiência vividas no campo da prática do serviço social no Hugo”, comentou.

Para a supervisora de serviço social do Hugo, a jornada é essencial para os profissionais, pois proporciona oportunidades de atualização, troca de conhecimentos e networking. “Isso reflete diretamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Os profissionais estão mais capacitados para lidar com as demandas complexas e atualizadas sobre as melhores práticas e intervenções sociais. Além disso, a participação em eventos científicos demonstra o comprometimento dos profissionais com a excelência e o desenvolvimento contínuo na área, o que pode inspirar confiança nos pacientes e suas famílias”, detalhou.

Residência de serviço social do Hugo

A residência de serviço social do Hugo é a única vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Ses-GO) e tem uma formação articulada diretamente com a dimensão teórico-metodológica e técnica-operativa de acordo com o Projeto Ético Político de Serviço Social e o Projeto Pedagógico do Programa de Residência em Urgência e Emergência.

“A memória desses 10 anos foi realizada a partir do levantamento de todos os que colaboraram com a construção da residência e ex-residentes que passaram pelo Hugo, pois compreendemos que é um movimento histórico e a partir desta memória é que temos construída a identidade da nossa residência”, finalizou Gisele Justiniano Martins.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias