Home / Saúde

SAÚDE

Lula irá criar lei para diagnóstico neonatal de Síndrome de Down pelo SUS

Decreto deverá ser assinado até final do mês de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva


		Lula irá criar lei para diagnóstico neonatal de Síndrome de Down pelo SUS
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até o final do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinará um decreto que irá proporcionar mais atenção e cuidado as pessoas portadoras de Síndrome de Down, além do diagnóstico neonatal que será oferecido pelo SUS.

O governo deverá assinar o decreto até o final de março, para celebrar o dia nacional e internacional da síndrome de Down, em uma cerimônia que será realizada no Palácio do Planalto.

O deputado Duarte Jr.(PSB-MA), foi quem redigiu as normas para que a nova lei fosse sancionada após análise dos Ministério dos Direitos Humanos e da Saúde. As diretrizes ficarão relacionadas de acordo com a viabilidade orçamentária dos estados e municípios com a legislação do SUS, e que estarão disponíveis 180 dias após a lei ser aprovada.

Segue abaixo os maiores objetivos do projeto:

Oferecer diagnóstico e acompanhamento neonatal e intermediação antecipada pelo SUS, para pessoas com suspeita ou confirmação da trissomia do cromossomo 21;

O SUS disponibilizará uma equipe multidisciplinar para acompanhamento desde a infância até a adolescência de todos os casos confirmados de trissomia do cromossomo 21.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias