Saúde

Mamografia grátis a partir dos 40 anos

Diário da Manhã

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 01:38 | Atualizado há 10 anos

O senador Lasier Martins (PDT-RS) apresentou projeto de decreto legislativo para sustar a aplicação da portaria do Ministério da Saúde, editada no dia 1º deste mês, mantendo em 40 anos a idade mínima para que as mulheres tenham direito de fazer o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela portaria, somente mulheres de 50 a 69 anos de idade podem fazer a mamografia pelo Sistema Único de Saúde. Mas, lembrou o senador, existe uma lei aprovada em 2009, estabelecendo que o SUS deve assegurar o exame a todas as mulheres a partir dos 40 anos.

Além disso, Lasier Martins citou recomendações de associações médicas para que esse exame seja garantido a partir dessa faixa etária.

“Todas as mulheres, portanto, a partir dos 40 anos, independentemente de fatores de risco, têm o direito de realizar o exame de mamografia. Estabelecer restrições a esse direito,por meio de portaria, é contrário à lei. Além disso, é medida contrária aos interesses da população mais pobre. São as mulheres de baixa renda, justamente, que não têm um plano de saúde, ou capacidade de pagar médicos e exames particulares que buscam o serviço público”, afirmou o senador.

Lasier Martins disse estranhar que a portaria que impede que mais mulheres façam o exame tenha sido editada em pleno mês em que o país promove a campanha Outubro Rosa, destinada a chamar a atenção das mulheres  para a prevenção do câncer de mama com exames para a obtenção de diagnóstico precoce.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias