Maternidade Dona Iris integra novos estagiários de psicologia
DM Redação
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 10:16 | Atualizado há 2 horas
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) realizou, nesta semana, a integração de dez novos estagiários de Psicologia da FacUnicamps. Os estudantes foram recebidos pela equipe multiprofissional da unidade, que apresentou as demandas e o trabalho realizado em cada setor.
Os estagiários atuarão no projeto Acolher HMDI/SMS, coordenado pelo setor de psicologia da unidade. A iniciativa tem como objetivo realizar o acolhimento inicial na Emergência junto a pacientes e acompanhantes, oferecendo informações sobre a instituição, os serviços prestados no HMDI e na Rede SUS.
Além de orientar e fazer encaminhamentos específicos, o projeto também abre espaço para que pacientes e familiares possam se expressar, promovendo maior interação e humanização do atendimento. Em 2025, a equipe é composta por estagiários de psicologia da FacUnicamps, capacitados para atuar conforme os princípios da Política Nacional de Humanização do SUS.
Segundo a psicóloga Ângela Beatriz, o trabalho dos estagiários é fundamental para qualificar a experiência dos usuários. “Nosso objetivo é acolher, ouvir e orientar cada paciente ou acompanhante, garantindo que recebam as informações e encaminhamentos necessários tanto no HMDI quanto na Rede SUS”, afirmou.
Criado em 2019, o projeto surgiu a partir das demandas dos usuários e de seus acompanhantes, que frequentemente relatavam a falta de informações e o tempo de espera para atendimento e encaminhamentos. Desde então, o Acolher HMDI/SMS tem contribuído para melhorar a comunicação e o cuidado oferecido pela unidade.