Home / Saúde

SAÚDE

OMS confirma surto de vírus letal, em Guiné Equatorial

Até o momento houve nove mortes e 16 casos suspeitos do vírus Marburg


		OMS confirma surto de vírus letal, em Guiné Equatorial
César Leandro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou em uma reunião nesta terça-feira, 14, o surto de um vírus letal conhecido como vírus de Marburg, em Guiné Equatorial, na África Central. Até o momento, segundo as autoridades, houve nove mortes e 16 casos suspeitos, sendo que 14 são assintomáticos. Cerca de 4.325 pessoas estão em quarentena.

O vírus de Marburg provoca febre hemorrágica e é transmitido por morcegos a primatas e seres humanos. Da mesma família do Ebola, o vírus é um dos mais perigosos do mundo, tendo uma taxa de mortalidade em média de 50%.

O vírus Marburg foi registrado pela primeira vez em 1967, em uma pequena cidade alemã às margens do rio Lahn. Desde então, já houve surtos em países como Angola, Gana, República Democrática do Congo, África do Sul e Uganda. Em um surto de 2004 em Angola, 90% das 252 pessoas infectadas morreram. Em 2022, duas mortes pela doença foram relatadas em Uganda.

A OMS disse que enviará profissionais para Guiné Equatorial para ajudar no combate da doença. Até hoje não há vacinas ou mesmo medicamentos para a doença, mas um tratamento pode aliviar os sintomas e aumentar as chances de sobrevivência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias