Saúde

Paciente da UTI toma banho de sol

Redação DM

Publicado em 25 de maio de 2022 às 18:11 | Atualizado há 3 anos

Internada há 96 dias no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Jéssica Fernandes, de 26 anos, teve uma manhã calorosa nesta quarta-feira, 25. A paciente, por alguns instantes se distanciou da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sentiu a luz do sol e contemplou o jardim da unidade de saúde.

A ação foi idealizada pela equipe da UTI 2, coordenada pela enfermeira Anna Caroline. O passeio fora das paredes do hospital teve ainda o reencontro da paciente com a mãe por chamada de vídeo, já que a família de Jéssica mora em Silvânia, cidade localizada a 84 km de Goiânia. De acordo com a gestora, foi mobilizada uma equipe multiprofissional para proporcionar o momento à paciente.

Para o médico Marcelo Moura, que acompanhou o banho de sol, a ação proporciona aos pacientes um atendimento humanizado com intuito de contribuir para a sua recuperação, de forma a minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização. “A Jéssica é uma paciente com internação prolongada e passou por vários setores da unidade, e isso abala o emocional. Ela é uma paciente jovem, mães de três filhos, a equipe percebia o sofrimento dela com a internação, a preocupação de como estava a família”, explicou.

O médico destaca que ficar muito tempo hospitalizado gera um quadro de ansiedade no paciente. “A Jéssica estava ansiosa para sentir a luz do sol, sentir o ar externo do hospital. Fornecer ao paciente essa oportunidade fora do ambiente hospitalar promove um bem-estar físico e emocional. O banho de sol revigora o paciente e dá forças para enfrentar o tratamento. Esse ato simples para equipe é algo incrível para o paciente” afirmou Dr. Marcelo Moura.

De acordo com psicóloga Isadora Lobo, que acompanha Jéssica na UTI, o longo período de internação promova um rebaixamento de humor, o que é natural desse processo. “Quando o paciente sai do leito, tem contato com o ambiente externo, melhora o processo de aceitação, adesão do tratamento”, disse. A profissional revela que a ação também fortalece o vínculo com a equipe. “Com o tratamento humanizado o usuário se sente mais seguro. Nós estamos aqui em busca do melhor para eles”, conclui.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias