Home / Saúde

SAÚDE

Pacientes da UTI do Hospital de São Luís de Montes Belos fazem fisioterapia ao ar livre

Durante banho de sol, equipe de fisioterapia realizou, de forma lúdica, o atendimento dos pacientes na parte externa da unidade

Imagem ilustrativa da imagem Pacientes da UTI do Hospital de São Luís de Montes Belos fazem fisioterapia ao ar livre

Os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 9. A equipe multiprofissional levou os pacientes, que estão internados há mais de 10 dias, para aproveitar a parte externa da unidade e realizar o tratamento fora do quarto.

A iniciativa foi dos profissionais da unidade, que preconizam o atendimento humanizado. O intuito é contribuir com a recuperação dos pacientes, minimizando o sofrimento provocado pela hospitalização, por meio do contato com um ambiente natural, aberto, com a luz do sol e ventilação.

O coordenador multiprofissional e Responsável Técnico (RT) pelo serviço de fisioterapia Mateus Clemente aproveitou o banho de sol e realizou, de forma lúdica, o atendimento de fisioterapia com os pacientes fora do leito. Ele explica que o atendimento fora do leito na UTI tem como objetivo manter a amplitude de movimento articular, prevenir ou minimizar grandes retrações musculares e manter ou aumentar a força muscular e a função física do paciente, reduzindo complicações.

“As condutas da equipe de fisioterapia em pacientes da UTI incluem uma variedade de exercícios terapêuticos que previnem fraquezas musculares, reduzem a utilização de recursos de assistência durante a internação, diminuem a incidência de tromboembolismo e de trombose venosa profunda (TVP) e permitem uma melhor oxigenação e nutrição dos órgãos internos”, explicou.

O gestor destaca a importância das atividades fora do leito para os pacientes. “O que fizemos foi algo simples, mas acreditamos que são as pequenas ações que fazem a grande diferença na vida das pessoas, colaborando também para uma melhor experiência do paciente na unidade”, concluiu Mateus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias