Home / Saúde

SAÚDE

Pequi: Descubra os benefícios dessa fruta do cerrado brasileiro

Conheça os nutrientes e saiba como aproveitar o pequi em sua alimentação

O pequi é uma fruta típica do cerrado brasileiro que possui diversos benefícios para a saúde. Rico em nutrientes e com propriedades antioxidantes, o pequi é uma excelente opção para incluir na dieta. Conheça os benefícios dessa fruta e aprenda como aproveitá-la em suas refeições.

  1. Promove a saúde da visão: O pequi é uma fonte abundante de vitamina A, que atua como antioxidante e ajuda a manter a saúde dos olhos.
  2. Prevenção do câncer: Estudos indicam que o pequi possui propriedades preventivas contra o câncer, tanto na polpa quanto na castanha, que produz um óleo rico em compostos bioativos.
  3. Facilita a digestão: O consumo de pequi pode auxiliar na digestão devido às suas propriedades digestivas, ajudando a evitar problemas como a constipação.
  4. Benefícios para a pele e cabelo: O pequi é conhecido por melhorar a saúde da pele e do cabelo, graças aos seus nutrientes e propriedades antioxidantes.
  5. Fonte de vitaminas: O pequi é rico em vitaminas, como a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e a vitamina E, que possui ação antioxidante.

Agora que você conhece os benefícios do pequi, veja como incluí-lo em sua alimentação:

  • Consuma o pequi cozido: O pequi pode ser cozido e utilizado em diversos pratos, como arroz, frango e ensopados. O cozimento ajuda a reduzir o sabor amargo característico da frutas.
  • Utilize o óleo de pequi: O óleo de pequi é amplamente utilizado na culinária e pode ser utilizado para temperar saladas, grelhados e até mesmo para fazer molhos.
  • Experimente o pequi em conserva: O pequi em conserva é uma opção prática e saborosa para incluir na sua alimentação. Pode ser consumido puro ou utilizado em receitas como recheios de tortas e salgados.

Aproveite os benefícios do pequi e experimente essa fruta deliciosa e nutritiva em suas refeições. Lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientações personalizadas sobre sua dieta.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias