Pesquisa aponta que uso de Omeprazol pode aumentar as chances de desenvolver câncer
Diário da Manhã
Publicado em 3 de novembro de 2017 às 13:47 | Atualizado há 8 anos
Uma pesquisa da Universidade de Hong Kong e da University College London, na Inglaterra, chama atenção para o uso do medicamento Omeprazol. Os estudos revelam que o remédio usado para tratamento de gastrite, refluxo ácido e úlceras, pode desenvolver câncer de estômago.
A pesquisa aponta que as drogas do grupo de Inibidores de Bomba de Próton (IBP) podem aumentar em até 2,4 vezes o risco de desenvolver a doença. Também estão inclusos como vilões, o Pantoprazol e Lansoprazol.
Os pesquisadores também afirmam que é necessário que os médicos tenham cautela quando forem recomendar o uso contínuo dos medicamentos. O estudo apontou que as pessoas que usaram diariamente os remédios aumentaram em 4,55 as chances de adquirir a doença.
Esta não é a primeira vez que os remédios a base de IBP são relacionados ao câncer. Uma pesquisa britânica realizada em 2011 já havia identificado essa relação ao fazer estudos sobre saúde na Dinamarca de 1990 a 2003. Além disso, em 2016, um estudo feito nos Estados Unidos apontou que o uso de IBP pode aumentar os riscos da doença.