Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa lembra Dia Mundial do Diabetes com atividades para pacientes e colaboradores

Data conscientiza sobre  a prevenção, o diagnóstico e a gestão da doença

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Formosa lembra Dia Mundial do Diabetes com atividades para pacientes e colaboradores

A Policlínica de Formosa promoveu ações para celebrar o Dia Mundial da Diabetes, lembrado em 14 de novembro. As nutricionistas da unidade Mayla Thayline dos Santos e Beatriz Guimarães Murussi explicaram que o objetivo foi destacar a importância da alimentação saudável para pacientes com diabetes, pré-diabéticos e cuidados com a alimentação na prevenção do diabetes.

Durante a atividade, as profissionais falaram que o diabetes é uma doença desenvolvida pela deficiência na produção da insulina, um hormônio produzido no pâncreas, que causa aumento da glicose (açúcar) na corrente sanguínea. Além disso, promoveram dinâmicas com os pacientes, onde eles puderam comparar na prática o teor de açúcar nos alimentos ultraprocessados, montaram um prato saudável, e receberam orientações nutricionais.


		Policlínica de Formosa lembra Dia Mundial do Diabetes com atividades para pacientes e colaboradores
Divulgação


De acordo com as nutricionistas, altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, a diabetes pode levar à morte, por isso é importante ficar atento a alguns sintomas, realizar exames de rotina, saber quais são os fatores de risco e buscar o diagnóstico.

“O principal tratamento para a diabetes é a mudança no estilo de vida, com práticas de atividade física, controle de peso e adoção de um padrão alimentar saudável, aliada ao tratamento medicamentoso, quando necessário. Com uma alimentação adequada é possível prevenir a diabetes e diminuir muito as chances de desenvolverem a doença, sem a necessidade de medicação”, afirmaram.

Mayla Thayline dos Santos e Beatriz Guimarães Murussi destacaram a importância da alimentação saudável e o cuidado que deve ser tomado através da alimentação, para um bom controle do quadro do paciente diabético, já que somente medicamentos não controlam o quadro, uma vez que alimentação não esteja de maneira adequada.

Para a diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini Machado, a ação foi um sucesso, “pois abordou com clareza e objetividade o assunto, esclarecendo dúvidas que até então os pacientes tinham receio ou não tinham conhecimento”, comentou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias