Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Formosa realiza Dia D combate à dengue

Atividade teve o intuito de conscientizar colaboradores e pacientes sobre cuidados para diminuir a proliferação do mosquito da dengue

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Formosa realiza Dia D combate à dengue

A Policlínica Estadual de Formosa e comissão de Biossegurança, que é responsável pela fiscalização do meio ambiente e de vetores dentro da unidade, realizaram uma ação voltada para o dia D combate à dengue. A equipe ministrou uma palestra acerca dos cuidados, que dentro de “10 minutos por dia” podem acabar com o foco.

A ação contou com a participação do personagem vestido de mosquito, uma forma lúdica de chamar a atenção de todos para a importância da verificação de calhas, pneus em desuso, latas vazias, lotes abandonados, vasos com plantas, piscinas, bandeja de ar-condicionado, caixas d’agua, entre outros.

O aumento acelerado dos casos de dengue preocupa as autoridades sanitárias de todo o país. Em Goiás, dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) indicam que, somente este ano, já foram notificados 39.748 casos, sendo 15.810 confirmados, a doença já matou seis pessoas e outros 55 óbitos em todo o território goiano estão em investigação, segundo noticiado em fevereiro de 2024.

De acordo com a Comissão de Biossegurança, apenas 10 minutos é essencial garantir que o mosquito da dengue não se prolifere, o trabalho deve ser realizado semanalmente, período em que o Aedes aegypti, precisa para se desenvolver e passar da fase ovo para a vida adulta. “Esse processo deve ser feito uma vez por semana apenas, porque o ciclo de vida do mosquito da dengue de ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias, sendo assim se a verificação for realizada uma vez por semana esse ciclo será interrompido e evitará o nascimento do mosquito”, explicou.


		Policlínica de Formosa realiza Dia D combate à dengue
Divulgação

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, o macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas, a fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amaduramento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e incluem febre alta, dores musculares e articulares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas e fadiga extrema. Em alguns casos, a dengue pode progredir para um quadro mais grave, caracterizado por sangramento, insuficiência de órgãos e choque.

A equipe ressaltou que a Policlínica Estadual de Formosa – Go ressalta a importância de conscientização do tema não só neste período, mas o ano todo, e abraça a campanha , pois acredita que orientação contínua é uma forma de cuidado para com a sociedade como um todo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias