Home / Saúde

Dia Mundial da Visão

Policlínica de Goianésia aborda Dia Mundial da Visão

Palestra abordou a importância da saúde ocular

A enfermeira Laiane Lorena realizou uma palestra para o público interno da Policlínica Estadual da Região Vale do São Patrício, em Goianésia, sobre o Dia Mundial da Visão, comemorado na segunda quinta-feira do mês de outubro. A profissional orientou sobre a importância da saúde ocular e alertou a população e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

De acordo com Laiane, para abordar o panorama em nível nacional e global, é preciso estarmos cientes de nossa própria saúde ocular.“Amar seus olhos têm a ver com estar ciente da sua saúde ocular e, se possível, fazer um teste de visão ou ainda, recomendar que outros façam o mesmo”,disse.

A enfermeira revela que para prevenir a perda de visão é importante adotar um estilo de vida saudável. “É igualmente importante proteger e preservar a saúde de seus olhos. O risco varia de luz solar intensa, acidentes de trabalho e a exposição prolongada a telas em casa”, explicou.

Segundo Laiane, a visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. “Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante”, destacou

O exame oftalmológico regular é importante para o diagnóstico de infecções ou sintomas de doenças, como perda ou visão turva, flashes de luz, dor nos olhos, vermelhidão, coceira, inchaço e irritação ao redor dos olhos ou das pálpebras.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste total, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual, que se fossem tratados com antecedência poderiam ter sido evitados.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias