Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia explica sobre ventosaterapia

Técnica consiste no uso de ventosas em regiões do corpo para melhorar a circulação sanguínea

Divulgação Divulgação

A fisioterapeuta Natália Aparecida de Oliveira ministrou uma palestra para os usuários da Policlínica Estadual de Goianésia sobre Ventosaterapia, uma técnica de origem da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste no uso de ventosas em regiões do corpo para melhorar a circulação sanguínea.

A profissional explica que as ventosas sugam a pele, criando um efeito de vácuo e um aumento do tamanho dos vasos sanguíneos no local aplicado. A terapia tem uma série de benefícios, desde a desintoxicação do sangue até a melhora de dores no corpo.

“A prática elimina toxinas do sangue, aumenta a circulação sanguínea local; melhora a dor muscular na região aplicada; alivia a dor nas articulações, ajuda a relaxar o corpo e a mente e diminui a retenção de líquidos e de celulite”, comentou.

Natália Aparecida destaca que as ventosas são feitas de materiais de formato semelhante a um copo, e que são usados para sugar as regiões em que são aplicadas. O objeto pode ser feito de vários tipos de materiais, como: silicone, vidro, acrílico.

“Para o tratamento, coloca-se as ventosas em uma região específica após hidratar a pele com cremes ou óleos. Elas podem permanecer em contato com a pele de 5 a 15 minutos por sessão. A frequência recomendada é de uma vez por semana, mas o tratamento pode se estender até oito semanas consecutivas”, revelou a fisioterapeuta.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias