Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goianésia realiza Semana das Práticas Integrativas

Intuito é informar os pacientes sobre as abordagens terapêuticas oferecidas pela unidade de saúde

Divulgação Divulgação

A Policlínica Estadual de Goianésia realiza de 16 a 19 a Semana das Práticas Integrativas para orientar os pacientes da unidade sobre as abordagens terapêuticas oferecidas pela unidade de saúde, com ênfase na naturopatia e na aromaterapia.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) englobam um conjunto de abordagens terapêuticas que buscam integrar métodos tradicionais e complementares de cuidados à saúde. Essas práticas são utilizadas em conjunto com a medicina convencional para promover o bem-estar físico, emocional e mental.

A nutricionista Fernanda Cristina Guimarães de Lima e a fisioterapeuta Maria Tereza Severino da Silva explicaram que Policlínica Goianésia oferece as práticas integrativas de aromaterapia, musicoterapia, naturopatia, fitoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia, cromoterapia, meditação. “Essas terapias são realizadas pela equipe Multiprofissional da unidade e estão disponíveis para todos”, afirmaram.


		Policlínica de Goianésia realiza Semana das Práticas Integrativas
Divulgação


A naturopatia é uma abordagem de cuidados de saúde que se baseia na promoção da saúde e na prevenção de doenças, utilizando métodos naturais e terapias complementares. Ela enfatiza o uso de práticas holísticas, incluindo mudanças na dieta, estilo de vida, fitoterapia, terapias manuais, entre outros, para equilibrar o corpo e promover o bem-estar”, disseram.

Já a aromaterapia, é uma prática terapêutica que utiliza os aromas de óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, emocional e mental. Esses óleos essenciais são obtidos a partir de diferentes partes das plantas, como flores, folhas, cascas e raízes, e contêm compostos aromáticos concentrados.

Segundo as profissionais, a aromaterapia é indicada para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, como: ansiedade, depressão, insônia, dificuldade de concentração, enxaqueca, picada de insetos, dor muscular ou nas articulações.

A fisioterapeuta Maria Tereza demonstrou como é realizada a terapia com ventosas e a auriculoterapia e a nutricionista Fernanda aplicou na mão de cada participante 1 gota do óleo essencial de lavanda para que eles pudessem visualizar e experimentar uma das formas de utilização da aromaterapia.

As palestrantes destacaram que é fundamental consultar profissionais de saúde qualificados antes de iniciar qualquer tratamento, especialmente se houver condições médicas preexistentes. “A combinação de práticas integrativas com cuidados médicos convencionais é conhecida por oferecer uma abordagem mais abrangente e integrada ao cuidado da saúde”, frisaram.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias