A equipe de enfermagem da Policlínica Estadual da Região do Rio Vermelho – Goiás participou de um treinamento para a realização do exame de eletroencefalografia. A capacitação foi ministrada pelo técnico clínico Gabriel, que mostrou a forma de manuseio, registro e como executar o exame
O objetivo da qualificação é garantir a eficácia e segurança do exame realizado, como também a melhor forma de preservação e conservação dos aparelhos. O eletroencefalograma é um exame de métodos gráficos. Nele, eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo e, por meio deles, é feito o registro gráfico das correntes elétricas do cérebro.
O exame é utilizado, principalmente, para o diagnóstico de epilepsia ou suspeita clínica dessa doença, bem como para identificar distúrbios do sono, suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos, pacientes com alteração da consciência. Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas.
A diretora-geral da Policlínica de Goiás, Zizana Camargo, ressalta que todos os envolvidos no processo e na execução do exame estão sendo capacitados de forma intensiva para assegurar a qualidade da assistência prestada.