Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Goiás realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa

Campanha alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês de Outubro é voltado à campanha do Outubro Rosa, em alusão à prevenção do Câncer de Mama. Essa é uma campanha que aborda a importância da prevenção, do autoexame e, principalmente, sobre conhecer o próprio corpo. Em razão da campanha, a Policlínica Estadual de Goiás promoveu uma série de atividades para abordar o tema.

A mastologista Bruna Morais conversou com os pacientes e colaboradores a respeito da necessidade da prevenção e cuidado. A enfermeira Bruna Cardoso também falou sobre o tema, aprofundando nas questões voltadas aos métodos para o toque correto, assim como a importância do mesmo. Além disso, a paciente Kátia de Sá compartilhou com os presentes sobre sua experiência com a doença e todos os processos enfrentados.

A gerente de enfermagem da Policlínica de Goiás, Débora Cordeiro, destaca que a atividade enfatizou o quanto é importante o diagnóstico precoce, e o suporte que o próprio SUS oferece diante da doença. “A ação possibilitou um momento de descontração e de trocas de experiências. Assim como uma lição de força e determinação frente aos enfrentamentos da doença. Validando a fala de que todos os dias é dia de falar sobre prevenção”, afirmou.

De acordo com a presidente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Lawanda Sousa, os primeiros sintomas do câncer de mama são uma prova do quanto o corpo dá sinais. “Não é como se a doença surgisse sem avisos, o corpo dá sinais, muitas vezes sem dor, outras com dores excessivas e até mesmo secreções, contudo, ele sempre avisa”, frisou.

A diretora-geral da Policlínica de Goiás, Zizana Camargo, destaca que todos devem estar atentos a cada detalhe e, principalmente, às mudanças que podem surgir no corpo. “Se tocar é um ato de amor. E ele começa pelo cuidado com nosso corpo”, comentou,

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias