Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Posse elucida Setembro Amarelo

Mês aborda a prevenção do suicídio

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Posse elucida Setembro Amarelo

A equipe multiprofissional da Policlínica Estadual de Posse fez uma atividade em alusão ao Setembro Amarelo ação Setembro Amarelo, mês de prevenção contra o suicídio com os pacientes da unidade de saúde.

O neuropsicólogo Paulo Amorim e nutricionista Mariana Albino realizaram uma palestra educativa sobre o significado do dia 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e qual a importância dele para nossa sociedade. Além disso, os profissionais explicaram sobre o suporte à pessoas que se encontram em depressão, os órgão de saúde de pronto atendimentos e entregaram um material educativo com orientações específicas dos centros de atendimentos às pessoas com comportamentos de automutilação, ideação e tentativa de suicídio.

De acordo com os palestrantes, a ação teve o intuito de alertar os usuários da Policlínica de Posse GO. “A grande maioria das pessoas tem dificuldades em distinguir os assuntos relacionados ao tema, como ideação tentativa de autoextermínio, suicídio, de mitos, senso comum cultural e distúrbio de saúde mental que estão relacionados a transtornos mentais como: depressão; bipolaridade; abuso de substâncias químicas lícitas e ilícita”, afirmaram.

A campanha

O símbolo da campanha é a cor amarelo, pois a prevalência de suicídio é entre jovens 15 a 29 anos, sendo terceiro causa morte. Tal cor faz referências como: a Helianthus, girassol, uma planta da família das Compositae, margaridas, com origem no México, tendo suas propriedades como fonte rica de vitamina E.

Além disso, um jovem da cidade do Colorado (USA), chamado Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos de idade, no dia 8 de setembro de 1994, ele tinha um carro Ford Mustang Amarelo e foi encontrado sem vida dentro do mesmo; sua cor amarela ou tons cor de laranja das pétalas podem simbolizam calor, lealdade, entusiasmo, refletindo a energia que emana do sol. Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP (Associação brasileira de Psiquiatria), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias