Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Posse lembra Dia Mundial de Combate às LER/DORT

Data alerta sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho

Imagem ilustrativa da imagem Policlínica de Posse lembra Dia Mundial de Combate às LER/DORT

A fisioterapeuta Daniele Barreto da Silva realizou palestra para os pacientes da Policlínica de Posse sobre o Dia Mundial de Combate à LER/DORT, lembrado em 28 de fevereiro. A data convida a todos a refletir sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, especialmente os cuidados relacionados à saúde. De acordo com a profissional, quando algumas precauções não são tomadas, o ambiente de trabalho e o trabalho podem propiciar problemas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER), que está inclusa em um grupo de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

“Apesar de ser menos conhecido do que a LER, o termo DORT foi introduzido para substituí-lo, pois existem outras sobrecargas – envolvendo postura inadequada, excesso de força, entre outros, que também são nocivas ao trabalhador. Tais sobrecargas causam outros sintomas e podem não apresentar lesões evidentes”, disse.

Segundo Daniele, os distúrbios mais frequentes são as tendinites, as lombalgias e as mialgias. “Os DORT são passíveis de acometer pessoas em qualquer tipo de trabalho que seja executado de forma inadequada ou que não respeite os limites do corpo. A constituição física também é um fator de risco. Os DORT precisam ser investigados cuidadosamente, pois podem ser resultado de condições relacionadas ao trabalho somado a condições extralaborais”, comentou a fisioterapeuta.

A palestra abordou ainda sobre as mudanças necessárias dentro do posto de trabalho para prevenir LER/DORT, onde deve haver adequações para receber o colaborador, a fim de evitar complicações em sua saúde, melhorando qualidade de vida e garantindo bem-estar ao colaborador.

Daniele destacou que Norma Regulamentadora 17 visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.

“As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, às condições de conforto no ambiente de trabalho e à própria organização do trabalho”, ressaltou.

A palestrante comentou que muitas empresas adotam a ginástica laboral com finalidade de melhorar a postura corporal, reduzir presença de doenças, como LER/DORT reduzir fadigas, aumentar a disposição do trabalho e melhorar o clima organizacional através dos integrantes dos setores.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias