Policlínica de Posse promove palestra sobre câncer do colo do útero em alusão ao dia da Mulher e Março Lilás
Redação DM
Publicado em 9 de março de 2021 às 10:53 | Atualizado há 4 anos
A manhã dessa segunda-feira, 8, foi marcada pela conscientização na Policlínica de Posse. No Dia Internacional da Mulher e Março Lilás, a unidade de saúde programou um café da manhã especial e uma palestra com o tema: Prevenção do câncer do colo do útero.
A enfermeira Hellem Loiany iniciou a palestra explicando que é câncer do colo do útero, e posteriormente abordou os sinais e sintomas, manifestações clínicas, fatores de risco, diagnóstico, o que é o exame preventivo “papanicolau”, os tratamentos. “Causado principalmente pela infecção persistente por alguns do Papilomavírus Humano, o HPV, o câncer do colo do útero é transmitido durante as relações sexuais”, explicou.
Para Hellem a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a doença. “É muito importante que as mulheres realizem anualmente o exame de rotina, o preventivo ‘papanicolau’. Se o câncer for diagnosticado no início tem uma alta chance de cura”, afirma.
A palestrante reforçou para o público a necessidade de falar sobre a doença. “É muito importante tratar desse tema, pois infelizmente ainda é frequente as mortes por câncer do colo do útero no Brasil, muitas vezes por tratamento tardio, pois quando as mulheres vão procurar a assistência já estão em um estágio avançado da doença”, revela.
A enfermeira reforça que “a prevenção é sempre o melhor caminho”.
Março Lilás
A campanha Março Lilás nasce com o objetivo de conscientizar a população sobre a atenção e combate ao câncer de colo uterino. Estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da sua saúde
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
Leia também:
- “Mudou da água pro vinho”: moradores celebram nova iluminação pública de Goiânia premiada pela ONU
- Câmara aprova urgência de projeto que acaba com descontos associativos no INSS
- Klopp e Roma: rumores contraditórios
- Bolsonaro cobra união no PL e reforça candidaturas na Câmara
- Desafios da reeleição de Lula