Saúde

Policlínica de Quirinópolis encerra CIPA com palestra sobre saúde mental

DM Redação

Publicado em 5 de agosto de 2025 às 08:08 | Atualizado há 14 horas

Para encerrar as atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da gestão 2024/25, a Policlínica Estadual de Quirinópolis promoveu, no dia 30 de julho, uma palestra voltada à valorização da saúde mental no ambiente de trabalho. O encontro teve como público-alvo os colaboradores da unidade e foi conduzido pelo técnico em enfermagem da Hemodiálise, Rodrigo Dias.

Com o tema “Saúde mental no ambiente de trabalho é essencial”, o palestrante destacou a relevância de reconhecer os sinais de adoecimento emocional, a importância de buscar apoio e de promover ambientes laborais mais acolhedores e respeitosos.“Falar sobre saúde mental é essencial.

A depressão, por exemplo, é um dos transtornos mais comuns no meio profissional e pode comprometer a produtividade, os relacionamentos e até causar afastamentos do trabalho. Precisamos quebrar o tabu e tratar a saúde emocional com a seriedade que ela merece”, afirmou Rodrigo.

O técnico de enfermagem também reforçou que investir na saúde mental não se limita à oferta de apoio psicológico individual, mas envolve a construção de uma cultura organizacional mais empática e humanizada.

“Ambientes de trabalho saudáveis valorizam o equilíbrio, o respeito e o bem-estar das pessoas. Criar espaços que escutam, acolhem e respeitam é uma forma de prevenção e também de valorização dos profissionais”, completou o palestrante. A ação teve como objetivo estimular reflexões e fortalecer a consciência coletiva sobre o cuidado com a mente.

Segundo Rodrigo, além de ser uma questão de cuidado humano, tratar da saúde mental é uma estratégia eficiente para reduzir o absenteísmo, melhorar a produtividade, aumentar a retenção de talentos e construir ambientes mais sustentáveis e humanos.

“Vamos falar mais sobre isso. Vamos normalizar o cuidado com a mente. Só assim construiremos um ambiente de trabalho verdadeiramente saudável para todos”, finalizou Rodrigo.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia