Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis orienta pacientes da hemodiálise sobre cuidados com alimentação no período festivo

Atividade destacou como realizar uma alimentação afetiva sem ultrapassar seus limites no cuidado

Divulgação Divulgação

Para finalizar o ano de 2023, as nutricionistas Erica Rodrigues e Maria Flora Mattos da policlínica de Quirinópolis desenvolveram uma ação natalina com pacientes de hemodiálise, informando sobre os cuidados com a alimentação neste momento de festividades.

As profissionais destacaram que o cuidado deve ser sempre realizado durante o tratamento dialítico. “Mas em caso de comemorações mostramos como se pode realizar uma alimentação afetiva sem ultrapassar seus limites no cuidado”, explicaram.

De acordo com as nutricionistas, é preciso ter cuidado com a quantidade de proteínas, potássio, fósforo, água e sódio ingeridos.”Na hora de preparar o peru de natal, deve ser assado sem pele e com poucos molhos. O ideal é assar apenas em azeite e pouco sal, evitando o recheio feito de miúdos, pois ele é rico em fósforo”, comentaram.

A palestra também destacou que o bacalhau, prato típico nas festas de fim de ano, deve ser bastante demolhado, cozido e temperado apenas com um fio de azeite. “O arroz, bem temperado e pobre em sal, pode acompanhar qualquer prato”, disseram.

Com relação às frutas, deve-se optar por maçãs, peras, ameixas e pêssegos frescos e pequenos ou uma fatia de abacaxi. A canela pode ser utilizada para dar um toque especial às sobremesas. Frutos secos devem ser evitados por serem ricos em potássio”, finalizaram.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias