Home / Saúde

SAÚDE

Projeto TeleAMEs expande atuação e leva atendimento especializado por telemedicina a usuários do SUS no centro-oeste

Já são 220 pontos ativos no norte, região em que o projeto está presente desde 2020

Imagem ilustrativa da imagem Projeto TeleAMEs expande atuação e leva atendimento especializado por telemedicina a usuários do SUS no centro-oeste

Os moradores do centro-oeste que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) já podem contar com atendimento médico especializado via telemedicina em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. Realizado no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzido pelo Einstein, o projeto TeleAMEs contribui com a democratização do acesso ao cuidado especializado e de qualidade, especialmente em localidades em que há indisponibilidade ou escassez de atendimento.

Atuante no norte do país desde 2020, onde já conta com 220 pontos ativos - quase o dobro do que foi previsto na fase de planejamento -, a iniciativa foi expandida para o centro-oeste com a implantação de um ponto no município de Ponta-Porã (MS) no último mês. Até o momento, foram ativados quatro pontos nas cidades de Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Tacuru e Antônio João, sendo que a expectativa é implementar outras 107 unidades na região até o final de 2023.

De acordo com o Dr. Carlos Pedrotti, gerente médico do Centro de Telemedicina do Einstein, a expansão do TeleAMEs representa uma grande conquista para o sistema de saúde pública devido à distribuição desigual de especialistas entre as capitais e municípios do interior. "A telessaúde é uma importante aliada do acesso à saúde de qualidade para populações que residem em áreas distantes de centros urbanos. É um modelo fundamental para garantir atendimento especializado em regiões com escassez de determinados profissionais”, destaca.

Desde o início do projeto, já foram mais de 82 mil teleinterconsultas finalizadas na região norte, sendo que apenas em 2% dos casos houve encaminhamento para um serviço de maior complexidade e/ou para acompanhamento com outras especialidades. A iniciativa, além de ampliar o acesso à saúde, evita o deslocamento desnecessário do paciente e contribui para reduzir o tempo de espera nas filas de atendimento - resultados esperados, a partir de agora, também no centro-oeste.

O TeleAMEs

Nas cidades parceiras do programa, quando o médico de família da Unidade Básica de Saúde (UBS) identifica que seu paciente precisa de atendimento especializado, é realizado um agendamento com o médico do time de especialistas do Einstein. As especialidades contempladas são cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, reumatologia, endocrinologia e psiquiatria.

No dia da teleinterconsulta, que é viabilizada por uma ferramenta disponibilizada para o projeto, o especialista, em conjunto com o médico local e paciente, fornece as informações relevantes para a condução do caso, baseadas em protocolos clínicos baseados em evidências científicas atualizadas e considerando a realidade dos recursos disponíveis no local.

Os principais objetivos da iniciativa são melhorar a qualidade da assistência médica, reduzir o tempo de espera por atendimento, melhorar a satisfação do usuário, reduzir o número de transferências desnecessárias e, consequentemente, aprimorar a alocação de recursos para melhorar a saúde geral da população.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias