Saúde

Relax na maternidade

DM Redação

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 10:39 | Atualizado há 7 horas

O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) tem adotado práticas cada vez mais humanizadas no cuidado com os recém-nascidos. Uma delas é o banho de ofurô, também conhecido como hidroterapia em balde. A técnica é realizada por profissionais de saúde, em sua maioria fisioterapeutas, e busca recriar as sensações do ambiente intrauterino, promovendo conforto e bem-estar aos bebês.

O método consiste em colocar o recém-nascido, envolto em um cueiro, em um recipiente com água aquecida entre 36,5ºC e 37ºC, por até 15 minutos. A prática é indicada desde o primeiro dia de vida, desde que o bebê seja considerado elegível pelas equipes de fisioterapia e médica, estando em condições estáveis para receber o benefício.

Entre os principais objetivos do banho de ofurô estão a modulação da dor, a redução do estresse, o relaxamento muscular e a melhora do sono e da vigília. Além disso, a técnica favorece a circulação sanguínea periférica, auxilia na termorregulação, contribui para manter os níveis de saturação e frequência cardíaca na normalidade, além de favorecer o ganho de peso.

Segundo Lilian Dayse, responsável técnica da Fisioterapia do HMDI, a prática tem sido fundamental no cuidado humanizado com os pequenos.

“O banho de ofurô traz inúmeros benefícios para os recém-nascidos. Além de ajudar no relaxamento e no alívio da dor, ele também reduz o estresse característico do ambiente hospitalar, proporcionando mais qualidade de vida aos bebês e tranquilidade às famílias”, afirmou.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia