Home / Saúde

SAÚDE

Terapia revolucionária oferece esperança de cura para pacientes com câncer

Tratamento inovador gera remissão completa de câncer em paciente

Paulo Peregrino, paciente em remissão completa após tratamento revolucionário contra o câncer, ao lado do médico Vanderson Rocha Paulo Peregrino, paciente em remissão completa após tratamento revolucionário contra o câncer, ao lado do médico Vanderson Rocha

Paulo Peregrino, lutando contra o câncer há 13 anos, experimentou um tratamento inovador que resultou em uma remissão completa de seu linfoma em apenas um mês com uma terapia revolucionária, chamada CAR-T Cell. As informações são do G1.

Ele foi submetido à terapia CAR-T Cell, que utiliza as próprias células de defesa do paciente modificadas em laboratório para combater a doença. O estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obteve sucesso em 14 pacientes, com todos apresentando remissão de pelo menos 60% dos tumores. O tratamento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A terapia tem como alvo três tipos de câncer: leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo. No entanto, o tratamento para mieloma múltiplo ainda não está disponível no Brasil.

O caso de Paulo, um publicitário de 61 anos, destaca a eficácia do tratamento. O protocolo foi conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

Além de Paulo, outros 13 pacientes também apresentaram remissão completa em um curto período. A terapia CAR-T Cell será disponibilizada no SUS para mais 75 pacientes, após autorização da Anvisa para um estudo clínico. Atualmente, o tratamento está disponível apenas na rede privada, com custo médio de R$ 2 milhões por paciente.

A produção das células modificadas é complexa e cara, sendo necessário obter financiamento para o tratamento de mais pacientes e gerar dados clínicos para o registro do produto na Anvisa. A expectativa é de que o estudo comece em agosto deste ano, com o objetivo de introduzir essa tecnologia no SUS, tornando-a acessível a mais pessoas.

A terapia CAR-T Cell oferece uma nova esperança para pacientes com câncer, possibilitando a remissão completa da doença e mudando o panorama do tratamento oncológico no Brasil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias