UPA de Anápolis implanta Projeto Acolhimento
DM Redação
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 10:06 | Atualizado há 2 horas
A Unidade de Pronto Atendimento UPA Alair Mafra Andrade, em Anápolis, avançou na oferta de atendimento humanizado com a implantação do Projeto Acolhimento. A iniciativa tem como objetivo oferecer um cuidado mais próximo, organizado e ágil aos pacientes que chegam à unidade, tornando os ambientes de recepção, triagem e corredores mais seguros e acolhedores.
Para essa missão, foi designado um técnico de enfermagem em todos os plantões, atuando exclusivamente no acolhimento inicial. Esse profissional é responsável por orientar, escutar e encaminhar cada paciente de forma adequada, garantindo atenção e cuidado desde o primeiro contato.
De acordo com a coordenadora assistencial da unidade, Tatiane Fernandes, o projeto vai além da organização do fluxo de atendimento.
“O acolhimento não é apenas organizar o fluxo, mas olhar para cada paciente com respeito, cuidado e empatia. É o primeiro passo para que todos se sintam seguros e bem assistidos”, ressaltou Tatiane Fernandes.
Com o Projeto Acolhimento, a UPA busca reduzir a sobrecarga da recepção e triagem, oferecer um atendimento inicial ágil e resolutivo, melhorar a experiência do paciente dentro da unidade e reforçar a humanização no cuidado em saúde.
Tatiane Fernandes destaca que os resultados já começam a aparecer. “Temos recebido retornos muito positivos de pacientes e familiares, que relatam sentir-se mais acolhidos e seguros ao chegar na unidade. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.