UPA de Anápolis implanta Sistema de Atendimento Rápido e melhora serviço à população
DM Redação
Publicado em 17 de setembro de 2025 às 08:07 | Atualizado há 2 horas
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alair Mafra Andrade, em Anápolis, inovou ao implantar o Sistema de Atendimento Rápido, modelo que acelera o processo de triagem e tratamento de pacientes com quadros menos complexos. A estratégia separa os casos de menor gravidade dos mais críticos, direcionando-os para áreas ou consultórios específicos, com acompanhamento e tratamentos mais ágeis, como no atendimento de emergência e pronto-socorro.
O objetivo é reduzir o tempo de espera, otimizar o fluxo de atendimento e aumentar a eficiência dos serviços de saúde, tornando o cuidado mais rápido, seguro e humanizado para toda a população.
De acordo com o diretor técnico da UPA, Haulder Gratão, a mudança também permite que os casos graves recebam prioridade absoluta, reduzindo riscos e garantindo mais segurança para quem realmente precisa de cuidados imediatos. “Com o Sistema de Atendimento Rápido conseguimos organizar melhor os fluxos, evitar superlotações e melhorar a experiência de todos que procuram nossa unidade”, destacou.
O serviço está funcionando em horário estratégico — segundas e terças-feiras, das 14h às 20h — período de maior demanda e lotação. Em uma unidade de urgência e emergência, onde a demanda é intensa e variada, o Sistema de Atendimento Rápido se consolida como uma ferramenta essencial para humanizar o atendimento, otimizar recursos e salvar vidas.