Home / Senador Canedo

SENADOR CANEDO

As conquistas e desafios de Divino Lemes em Senador Canedo

O Prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD), esteve nos estúdios do DMTV e participou de uma entrevista bem descontraída. Entre os assuntos abordados estiveram os investimentos nas áreas de educação e segurança no município.

Após um breve resumo da história de vida e política do gestor municipal, o primeiro tema a ser abordado foi a educação. Divino Lemes não falou do assunto apenas no aspecto municipal, ele citou também a nova base curricular proposta pelo governo federal e depois sobre o que a sua gestão tem feito no município e afirmou que para qualquer mudança a educação é o caminho.

"Nós chegamos a conclusão de que qualquer mudança de forma honesta, ela tem que passar pela educação, não há outro caminho, a educação é o caminho. Em Senador Canedo nós estamos fazendo um trabalho de qualificação dos professores, com melhorias na rede física, com apoio ao profissional da educação e estamos colhendo resultados interessantíssimos", explicar o gestor.

Divino Lemes afirmou que em cada escola do município está sendo colocado um portfólio, no mesmo modelo que o Estado fez no passado com a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Basíca (IDEB).

"Nossas notas são muito boas e, vamos melhorar mais, pois temos feito um incentivo forte e hoje atendemos cerca de 30 mil alunos em nossa rede municipal. E eu penso da mesma forma, o Brasil precisa de uma boa educação, então me entusiasma muito a nova base curricular comum, ou seja, há uma forte tendência para que o Brasil tenha uma base curricular só, de maneira que a gente tenha uma evolução gradativa geral", salienta o prefeito.

Investimento em Segurança Pública

Após falar sobre educação e o que tem sido feito em sua gestão em Senador Canedo, Divino Lemes fez o levantamento também sobre a segurança pública no município, que teve um investimento de aproximadamente R$ 400 mil.

"Nós temos segurança em duas situações: Uma é a sensação de segurança, onde contamos com a presença das viaturas, das câmeras e o cidadão se sente seguro. A outra é uma efetiva ação, nós hoje trabalhamos a muitas mãos, com a construção das novas bases de segurança da polícia, aonde levamos a Guarda Civil, chamamos a Polícia Militar e a Polícia Civil para atuarmos juntos em ações nos bairros", narra o prefeito.

Conforme Divino Lemes um novo presídio está sendo construído no município, pois a antiga penitenciária foi feita com capacidade para 60 presos, e hoje existem 300 detentos nela e pelo fato de não comportar mais presos.

"Nós temos que terminar o novo presídio para então poder ter a discussão sobre os direitos. É uma luta grande para que a segurança pública tenha a efetividade em nosso município.", complementa o chefe do executivo.

Investimento nas reservas de água e no tratamento de esgoto

Além dos investimentos em educação e segurança pública, um outro tema abordado durante a entrevista, foi no tratamento de água e esgoto do município no atual mandato de Divino Lemes como prefeito de Senador Canedo.

"Sobre as reservas de água e o tratamento de esgoto no município nós temos duas situações: a primeira delas é o investimento para a reserva de água na cidade, pois é interessante demais, você ter caixas e caixas cheias para qualquer eventualidade, como queda de energia, que é bastante comum hoje. Então você consegue colocar geradores, as vezes tem regiões que não tem geradores e a tendência é faltar água, mas se você tem uma reservação boa, qualquer estrago na rede, qualquer queda de energia, o morador não vai sentir", comenta Divino Lemes

Divino Lemes garantiu que vai fazer o concurso público

Divino Lemes falou também sobre o edital do concurso público da Prefeitura de Senador Canedo, que chegou a ser suspenso pelo Tribunal de Conta dos Município. Em relação a isso, o gestor afirmou que iria cumprir os prazos estabelecidos pelo tribunal, fazer as alterações solicitadas e promover o concurso.

"O que houve foi uma falta de comunicação, pois o que eles pediram para corrigir lá, foram itens bastante simples, que se houve uma diligência, não precisaria desse estardalhaço de dizer que foi suspenso. Então acredito que a emenda não ficou de soneto bom, vamos cumprir os prazos, corrigir tudo e fazer o concurso, pois não temos mais condições de ficar em contratos temporários, ou de situações emergenciais", salienta Divino Lemes.

Para encerrar a entrevista, o atual prefeito de Senador Canedo deixou uma mensagem para os moradores do município daqui a 100 anos. "A mensagem que deixo é de muita esperança, que todos os nossos sonhos de hoje serão realidade, e que o sucesso e a grandeza do nosso município para daqui um século para mim é inimaginável. Então para os moradores de Senador Canedo, fica aqui o nosso sonho, a nossa certeza, que estarão morando no que há de melhor no país", encerra Divino Lemes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias