Home / Tech

TECH

'5G vai viabilizar novas aplicações como os carros autônomos e cirurgias remotas', diz especialista

O sinal do 5G chegou em Goiânia nesta terça-feira, 16, e segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), terá 10% da cobertura atual do 4G. A infraestrutura para o 5G já vinha sendo preparada com internet por fibra ótica que era utilizada para conectar as antenas e estações rádio base usadas pelas operadoras para os serviços de 4G, porque esta tecnologia já gera um grande volume de dados. Com a chegada do 5G, o que muda é a intensidade desse volume, que passará a ser de 5 a 10 vezes maior.

"Além do alto volume de dados trafegado, o 5G possui uma baixíssima latência (tempo de resposta), ou seja, quando o usuário clicar num vídeo, por exemplo, ele tem que baixar imediatamente. Para isso, será preciso ter também de 5 a 10 vezes mais antenas, o que significa que toda essa infraestrutura vai precisar ainda mais dos cabos de fibra óptica para atender a esse aumento gigantesco de dados circulando", explica Cícero Olivieri, VP de Engenharia da V.tal.

De acordo com Cícero, o 5G vai viabilizar novas aplicações como os carros autônomos e cirurgias remotas, que precisarão de baixíssima latência para funcionarem com segurança. E a Internet das Coisas vai criar mais um monte de equipamentos conectados, produzindo e recebendo dados e utilizando as mesmas antenas.

"Por tudo isso é que a infraestrutura de fibra óptica será fundamental para o 5G funcionar. E a V.tal, detentora da maior infraestrutura de fibra ótica do país, com mais de 400 mil km de rede chegando a mais de 2.300 cidades, terá um papel estratégico na implantação do 5G", afirma.

Segundo o profissional, a conectividade móvel vai ficar muito mais rápida com o 5G. Atualmente, com a tecnologia 4G, a velocidade máxima de download é cerca de 150 Mbps, sendo que com a rede 5G é de 10000 Mbps. Mas, ela só vai funcionar devidamente se toda a infraestrutura de antenas estiver conectada por fibra óptica para garantir essa velocidade e a baixa latência que o 5G oferece.

Para utilizar todas as facilidades do 5G será necessário ter um equipamento compatível com esta tecnologia. A tecnologia 4G, bem como a 3G e 2G ainda continuam funcionando, cada uma com sua característica. E, como sempre aconteceu, naturalmente, para trocar de aparelho, o mercado vai oferecer opções para que os clientes se atualizem, gradualmente.

"Até porque a chegada do 5G não vai ser imediata em todas as cidades do país. Vai levar algum tempo para isto acontecer e esta é mais uma situação que uma rede neutra de fibra óptica, como a da V.tal, pode ajudar. Nós já estamos presentes em mais de 2.300 municípios, nos quais as operadoras que adquiriram o espectro do leilão do 5G podem instalar suas antenas e conectá-las à internet, praticamente de imediato", ressalta Cícero.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias