Tech

Agência Nacional de Energia Elétrica é invadida por hackers após aumento

Diário da Manhã

Publicado em 27 de outubro de 2017 às 11:15 | Atualizado há 4 meses

Hackers tiraram do ar o site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quarta-feira (25/10) devido ao aumento de 42,8% na conta de luz, que passa a valer em novembro. O responsável pelo ataque virtual teria sido o grupo Anonymous, famoso por realizarem protestos desde 2003, com o objetivo de promover a liberdade na internet e a liberdade de expressão. As ações do grupo são realizadas por indivíduos não identificados que atribuem o rótulo de “anônimos” a si mesmos.

Além de derrubar o site, os hackers modificaram sua interface e escreveram uma mensagem. “A Eletrobras é a maior produtora de energia juntamente da usina de Itaipu. Hoje, o governo atua no sentido de sucatear Estatais o quanto pode, demitindo milhares de trabalhadores, justamente para forjar uma justificativa para a privatização”, escreveu o hacker. “O resultado? O aumento de 40% na sua conta de energia elétrica. Além disso, aumentam a tarifa também no mês onde as famílias mais gastam, por conta da temperatura elevada, com ventilador e ar-condicionado”, escreveu.

O presidente Michel Temer também foi alvo do protesto. “Além da exploração ambiental de forma predatória, que dá base ao sistema capitalista, se relaciona com a diminuição dos índices pluviométricos e o principal fator: que o governo do vampirão quer garantir o lucro dos empresários às custas dos trabalhadores que, ao contrário desses exploradores, só têm aumento na sua manutenção de vida e nos salários fica a desejar. Subverta! Não vamos pagar a conta! Desobediência civil já!” (SIC), finalizou o hacker.

O aumento de 42,8% para o valor do patamar 2 da bandeira tarifária vermelha, faz com que taxa extra cobrada nas contas de luz quando a bandeira for acionada vai passar de R$ 3,50 para R$ 5 a cada 100kWh consumidos.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias