Home / Tech

Tecnologia

Amazon planeja realizar sua maior demissão em massa de todos os tempos

Empresas de tecnologia anunciam demissões em massa devido à desaceleração das vendas e ao risco de recessão econômica

A Amazon, empresa de tecnologia que emprega 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, anunciou sua maior demissão em massa de todos os tempos. Embora não tenha informado em que país as demissões ocorrerão, a empresa afirmou que incluirão a Europa.

A maior parte das demissões será realizada em suas lojas, incluindo a Amazon Fresh and Go, e em seu departamento de recursos humanos. O CEO da Amazon, Andy Jassy, atribuiu as demissões ao cenário de "incerteza econômica" e disse que a empresa havia "contratado de forma acelerada ao longo de vários anos".

As vendas da Amazon desaceleraram depois de terem aumentado durante a pandemia, quando os consumidores passaram muito tempo em casa e fizeram compras online. Outras grandes empresas de tecnologia, como a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e a Salesforce, também anunciaram recentemente grandes demissões. A expectativa é de que os funcionários da Amazon afetados sejam notificados sobre o corte em 18 de janeiro.

Demissões

A indústria de tecnologia global está cortando dezenas de milhares de empregos devido à desaceleração das vendas e a preocupações crescentes com uma possível recessão econômica. Em novembro, a Meta (dona do Facebook) anunciou que cortaria 13% de sua força de trabalho, resultando na perda de 11 mil empregos de um total de 87 mil em todo o mundo.

as mudanças mais difíceis que fizemos na história da Meta" Mark Zuckerberg CEO da Meta

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse que esses cortes foram "as mudanças mais difíceis que fizemos na história da Meta". O Twitter também anunciou grandes demissões, cortando cerca de metade de sua equipe depois que o multibilionário Elon Musk comprou a empresa em outubro.

A Amazon também começou a demitir funcionários em novembro, de acordo com postagens no LinkedIn de profissionais que disseram ter sido afetados pelos cortes. As postagens incluíam relatos de ex-funcionários que trabalhavam em projetos como a assistente virtual Alexa, a plataforma de jogos na nuvem Luna e o Lab126 (responsável pelo e-reader Kindle).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias