Aplicativo ajuda mulheres a fazerem autoexame de mama
Redação DM
Publicado em 4 de outubro de 2017 às 14:07 | Atualizado há 8 anosOs seios são fontes de várias simbologias em diferentes culturas. Motivo de inspiração e desejo, são também o órgão da amamentação, da feminilidade e do prazer. O câncer é o mal que mais afeta essa glândula — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. No entanto, quanto mais cedo o diagnostico maior são as chances de cura.
Para deixar a população mais ciente sobre o assunto, todos os anos com a chegada do mês de outubro é lançada a camapnha Outubro Rosa, visando concientizar e ajudar as mulher terem cuidado périodicos com seu corpo. A iniciativa do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos no século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), entre outras coisas.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos. Isso faz que tal assunto alcançasse também o mundo digital, a intidade sem fins lucrativos Laço Rosa Neo Mama, lançou em 2014 um aplicativo em parceria com a 4.2 Produtora.
O aplicativo, disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistema Android, explica, em texto e ilustrações, como fazer o autoexame, que apesar de não ser o método mais eficaz de prevenção (não substitui a mamografia) é importante para conhecimento da própria anatomia mamária.O Laço Rosa Neo Mama também possibilita a interatividade. O usuário do aplicativo pode compartilhar em suas redes sociais mensagem de apoio ao combate e prevenção do câncer de mama. Basta selecionar uma foto da galeria do celular ou tirar uma selfie, escolher uma palavra motivacional dentre as quase 30 apresentadas, adicionar o Laço Rosa exclusivo do Instituto Neo Mama (ícone do movimento Outubro Rosa) e compartilhar com os amigos.