Tech

BlackBerry processa WhatsApp por copiar patente do BlackBerry Messenger

Redação DM

Publicado em 7 de março de 2018 às 20:02 | Atualizado há 8 anos

A empresa canadense BlackBerry entrou com um processo de violação de patente nesta terça-feira (06/03) contra Facebook e seus aplicativos WhatsApp e Instagram. De acordo com o processo, a equipe de desenvolvimento de aplicativos do Facebook teria copiado a tecnologia e as ferramentas do BlackBerry Messenger, segundo informações da Veja.

“Os réus criaram aplicativos de mensagem que incorporam as inovações da BlackBerry, usando um número de ferramentas de segurança inovadora, interface de usuário e melhora de funcionalidade”, informou a companhia canadense em processo protocolado na corte federal de Los Angeles.

A porta-voz da BlackBerry, SarahMcKinney, afirmou ainda que “havia uma forte alegação de o Facebook infringiu a propriedade intelectual da empresa, e após vários anos de diálogo, também temos obrigação com nossos acionistas de buscar medidas legais apropriadas”.

O processo de violação faz parte de uma estratégia do presidente executivo da BlackBerry, John Chen, de arrecadar recursos para a companhia, que perdeu participação no mercado de smartphones que antes dominava. Em 2017, a BlackBerry entrou com ação contra Nokia, Avaya e, Qualcomm por meio da qual recebeu 940 milhões de dólares.

O vice-conselheiro geral do Facebook, Paul Grewal, comentou a empresa canadense quer apenas lucrar com estas ações judiciais. “O processo judicial da Blackberry infelizmente reflete o estado atual de seus negócios com mensagens. Depois de abandonar os esforços para inovação, a Blackberry agora busca taxar a inovação de outros. Pretendemos lutar”, disse o vice-conselheiro.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia