Home / Tech

TECH

Que tal criar vídeos usando o ChatGPT? Confira um tutorial completo!

Cada vez mais a barreira que nos separa das inteligências artificiais vem desaparecendo, o que facilita múltiplos trabalhos, mas também traz alguns desafios.

O ChatGPT é uma ferramenta online lançada pelo laboratório de pesquisas OpenAI, líder em tecnologias dessa natureza. O seu funcionamento básico é simples, consistindo de um chat onde os usuários conversam com uma inteligência artificial ou fazem pedidos relacionados a materiais escritos.

Você pode, por exemplo, pedir para que o ChatGPT escreva a sinopse de uma novela das 7. A partir de pesquisas em sua base de dados e/ou em materiais publicados em outros espaços da internet, a IA entrega resultados cada vez mais acurados, aprimorados com a interação entre o chat e os humanos.

Embora seja uma excelente ferramenta quando o assunto são conteúdos por escrito, o ChatGPT não existe com o objetivo de criar imagens ou vídeos. Isso significa que, para suprir essa necessidade, é preciso conhecer alternativas, como é o caso do Wondershare Filmora, sobre o qual vamos falar hoje.

6 passos para criar vídeos usando o ChatGPT com o Wondershare Filmora

Como mencionamos brevemente na introdução, não existe um gerador de imagens do ChatGPT bem desenvolvido, mas isso não significa que você não pode usar os recursos dele para criar vídeos. Uma maneira de fazer isso é com a elaboração de roteiros, os quais serão gravados e editados no Filmora.

1 – Conheça as ferramentas do Filmora que usam inteligências artificiais

As inteligências artificiais estão presentes em múltiplas ferramentas do Wondershare Filmora. Dentre as principais, podemos mencionar o assistente de edição, edição baseada em texto, criador de miniaturas e gerador de música. O primeiro, em especial, tem papel fundamental na edição de vídeo.

Isso relaciona o Wondershare Filmora diretamente com o ChatGPT, já que a edição é facilitada através de uma IA “copiloto”, a qual responde aos comandos de texto dos usuários. Seja para tirar dúvidas ou encontrar ferramentas, as tarefas são facilitadas como consequência do uso desse tipo de tecnologia.

2 – Teste as funcionalidades antes de assinar o programa

O Wondershare Filmora é um serviço que funciona sob o sistema de assinatura, o que significa que os usuários pagam para usar as ferramentas, assim como plataforma de streaming. Apesar disso, ele conta com um diferencial: é possível testar suas funcionalidades a partir do download do software.

Dessa forma, os usuários são capazes de experienciar o que o Wondershare Filmora oferece antes de se comprometer com uma assinatura. Ou seja: para baixar e começar a usar o programa não é preciso inserir dados de pagamento, eliminando uma barreira que atrapalha quem está buscando editores.

3 – Não se preocupe com a dificuldade durante as edições

Quando pensamos na edição de vídeo, é normal imaginar que todas as ferramentas para o trabalho são complexas. Mesmo o Chat GPT, que serve para a criação de conteúdos escritos, pode ser visto como algo difícil. Felizmente, esse não é o caso! O Wondershare Filmora é acessível a novos usuários.

O software é um editor de vídeo fácil, com ferramentas que dizem exatamente o que fazem. Isso, aliado ao assistente de edição impulsionado pelas IA, deixa as tarefas ainda mais simples. A partir de funcionalidades acessíveis, tudo o que precisa fazer é dar asas à imaginação e criar vídeos originais.

4 – Faça suas edições a partir de múltiplos dispositivos

Embora a versão para computadores seja a mais popular, a verdade é que o Wondershare Filmora possui versões também para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Naturalmente, as funcionalidades entre uma versão e outra variam, mas todas trazem praticidade nas edições de vídeo.

A sua conta, criada quando assina o programa, pode ser usada em qualquer uma delas, possibilitando que edite vídeos a partir de múltiplos dispositivos. Isso é ideal para quem não usa exclusivamente um dispositivo, o que é o caso tanto de trabalhos profissionais quanto de atividades de edição pessoais.

5 – Elimine tarefas repetitivas e ganhe agilidade nas edições

Um dos principais problemas com a edição de vídeos é a repetitividade de algumas tarefas. No caso do editor de vídeo PC do Wondershare Filmora, as IA eliminam boa parte das burocracias, permitindo que se foque apenas na parte criativa. Cortes automáticos, por exemplo, fazem parte dos benefícios.

Isso também volta a se relacionar com o ChatGPT, já que boa parte dos usuários o procura para a realização de tarefas manuais que não pedem o pensamento crítico, mas a repetição de tarefas. A partir da solução, observa-se maior agilidade na conclusão da edição de vídeos usando tecnologias IA.

6 – Explore a sua criatividade com um empurrãozinho

Para fechar esse tutorial, a última (e talvez principal!) dica que temos é: explore a sua criatividade! O Wondershare Filmora conta com modelos pré-existentes, os quais pode customizar de acordo com seus interesses e objetivos. Dessa forma, você tem um empurrãozinho, mas fazendo algo 100% novo.

Mais uma vez, podemos agregar o ChatGPT aqui, mencionando o exemplo da criação de roteiros com o serviço. Caso precise de ideias, é possível fazer perguntas tanto ao serviço externo quanto ao próprio copiloto do Wondershare Filmora. Tudo isso ajuda a potencializar o seu poder de criação de vídeos.

Acima de todas essas dicas, você deve sempre ter como prioridade a sua criatividade! As IA são excelentes no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais de entretenimento, mas elas trabalham melhor como complemento nas tarefas humanas, não como substitutas completas para nossas ideias.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias