Sistemas automatizados podem ajudar polícia a identificar maus motoristas
Redação DM
Publicado em 8 de dezembro de 2015 às 18:31 | Atualizado há 10 anosMontadoras de veículos do mundo inteiro já estão aderindo aos novos assistentes digitais inteligentes. Na União Europeia, a partir de 2018, todos os novos veículos deverão por obrigatoriedade estar equipados com essa tecnologia que assessora os motoristas em casos de acidentes e passa informações quando necessário, como se fosse um computador de bordo.
Nos Estados Unidos temos o caso da americana Cathy Bernstein que fugiu de dois acidentes. Alguns dias após ter atropelado um pedestre, ela recebeu uma notificação da polícia local. O responsável pela denúncia foi o próprio assistente digital instalado no carro que entrou em contato com as autoridades e repassou todas as informações do crime, como local, horário, modelo e placa do carro.
No Brasil, a Chevrolet lançou o serviço OnStar que coloca o condutor do veículo conectado à uma central de atendimento especializada. Além de auxiliar no caso de acidentes, a central também entra em contato com ambulâncias, bombeiros, polícia e outras autoridades legais. No caso de viagem, o serviço indica hotéis, postos de combustível; tudo para proporcionar comodidade aos passageiros.
Ao que tudo indica, futuramente os maus motoristas serão penalizados como devem.