Brasil

Professor brasileiro propõe rota mais rápida para viagens a Marte

Redação Online

Publicado em 11 de abril de 2026 às 16:57 | Atualizado há 2 meses

Pesquisador afirma que, apesar do potencial da descoberta, ainda são necessárias simulações mais avançada
Pesquisador afirma que, apesar do potencial da descoberta, ainda são necessárias simulações mais avançada

O físico Marcelo de Oliveira Souza, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, desenvolveu um modelo de trajetória que pode reduzir em até três vezes o tempo de viagens espaciais até Marte. A proposta sugere uma rota mais rápida do que as atualmente utilizadas.

A proposta de uma nova rota surgiu a partir de estudos sobre asteroides com trajetórias próximas à Terra e ao planeta vermelho. Durante a análise, o pesquisador identificou um padrão orbital que poderia ser aproveitado como um “atalho” no espaço.

Segundo o cientista, o modelo aponta a existência de “corredores geométricos” que permitiriam viagens interplanetárias mais rápidas. Em alguns casos, o trajeto poderia ser feito em pouco mais de um mês, a depender das condições orbitais.

Graduado em Física e doutor em Cosmologia pela UFRJ, o pesquisador afirma que a motivação pela ciência surgiu ainda na infância, influenciado pelos pais e pelo interesse em nomes como Albert Einstein. Sua carreira acadêmica começou nos anos 1990.

A ideia ganhou força após a pandemia, quando o pesquisador conseguiu aprofundar os cálculos com auxílio de novas tecnologias. O professor também atua na divulgação científica e coordena iniciativas voltadas à educação científica.

O pesquisador afirma que, apesar do potencial da descoberta, ainda são necessárias simulações mais avançadas e validações para que a proposta possa ser aplicada em missões espaciais futuras.

Foto: Divulgação


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia